Franquia Arezzo

A Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Acumulando mais de 41 anos de história, comercializa atualmente mais de 9 milhões de pares de calçados por ano, além de bolsas e acessórios. Possui quatro marcas reconhecidas - Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman - com produtos que se destacam pela qualidade, design, conforto e inovação.

As marcas da Arezzo&Co são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso.

Por sete anos consecutivos foi considerada a melhor franquia de calçados, vestuário e acessórios do Brasil de acordo com o anuário da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. O modelo de franquia possui, desde 2004, selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A consolidação da marca no mercado nacional pode ser observada também por seu histórico de premiações: eleita sete vezes Melhor Franquia do Brasil no Segmento Vestuário, Calçados e Acessórios (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios); Prêmio Alshop Visa, recebendo ainda o Prêmio HorsConcours pelo voto do consumidor; oito anos de Excelência em Franquias (Associação Brasileira de Franchising), Top ofMind (La Clé) e está no ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil (Isto É Dinheiro).

Hoje a rede de franquias Arezzo possui mais de 356 lojas distribuídas em 180 municípios e está presente em todos os estados brasileiros. Hoje tem interesse em expandir para todo o Brasil, Mercosul, Europa, África e Ásia.


Loja da Arezzo
Bolsas e Sapatos: Paixão Feminina


FRANQUIA AREZZO: História



A Arezzo&Co surgiu em 1972. Fundada em 1972, pelos irmãos empreendedores Anderson e Jefferson Birman, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A marca nasceu da inspiração e desejo da família Birman de ligar a produção à moda italiana, no contexto dos anos 70, em meio à grande influencia da moda europeia no mundo. 

O primeiro marco de consolidação da marca Arezzo no mercado brasileiro de calçados femininos se deu em 1979, com o lançamento da sandália anabela, revestida de juta. O modelo diferenciado se tornou rapidamente sucesso de vendas.

Na década de 80, a falta de suporte na área industrial de Belo Horizonte levou a fábrica a verticalizar sua produção, possibilitando maior controle e qualidade dos processos desde a produção do couro e sola até o produto final. Em 1990 abriu sua primeira loja conceito - flagship store - na rua Oscar Freire, importante área comercial de grifes nacionais e internacionais na cidade de São Paulo. A Companhia passou a investir cada vez mais em diversas ações nos pontos de venda e as operações do canal de franquias foram fortalecidas, o que permitiu levar seus produtos a todo o território nacional. A Companhia também investiu na abertura de lojas próprias em centros estratégicos de consumo.

Ainda nos anos 90, o foco da marca Arezzo passou a ser a especialização em pesquisa e desenvolvimento de novos modelos e tendências, e em vendas no varejo. As operações fabris foram encerradas em Minas Gerais e o outsourcing da produção passou a ser realizado na região calçadista do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. O conceito de fast fashion ganhou destaque e as operações comerciais foram centralizadas em São Paulo.

Em 2007, a marca Schutz foi incorporada ao grupo. A Schutz foi fundada por Alexandre Birman em 1995, sendo sua primeira fábrica inaugurada, dois anos depois, em Minas Gerais. Em 1999, migrou sua produção para a cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul, e em 2002 iniciou a expansão internacional de suas operações por meio da exportação de calçados e participação em exposições internacionais. A união entre a Companhia e Schutz trouxe ao grupo sinergias à gestão e complementariedade ao portfólio de marcas.

Dando mais um passo em direção à institucionalização, em 2011 a Arezzo&Co se tornou uma Companhia aberta com suas ações negociadas sob o ticker ARZZ3 e listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa.



Loja da Arezzo
Loja da Arezzo

FRANQUIA AREZZO: Dados Gerais

País de origem: Brasil
Ano de Fundação: 1972
Ano de início de franquia no Brasil: 1972
Unidades próprias: 16
Unidades franqueadas: 329
Unidades no exterior: -

FRANQUIA AREZZO: Investimento

Capital inicial: R$ 240.000,00 a R$ 600.000,00 (loja)

Capital de giro: R$ 110.000,00 a R$ 300.000,00 (loja)
Taxa de franquia:  R$ 50.000,00
Taxa de royalties: 38,74 % Outros (loja)
Taxa de publicidade:  3% Faturamento Bruto
Investimento Total: R$ 400.000,00 a R$ 950.000,00

FRANQUIA AREZZO: Retorno e Lucratividade

Faturamento mensal: R$ 190.000,00 (loja)

Prazo médio de retorno: 18 a 36 meses
Prazo de contrato: 60 meses
Margem de lucro: 

FRANQUIA AREZZO: Modelo de Negócios

Média de funcionários: 5 a 25 (loja)
Área média: 80 a 120 m² (loja)
Selo de Excelência ABF: Sim


Segundo o site da Arezzo&Co, a empresa desenvolveu um modelo de negócio único no Brasil, sustentado em suas marcas de referência e com foco total em suas clientes. Eles possuem 5 pilares essenciais para o negócio:

  1. Pesquisa e Desenvolvimento: A Arezzo&Co disponibiliza para seus clientes de 7 a 9 coleções todos os anos. Para isso, mantém um sólido processo de pesquisa e desenvolvimento coordenado com um estruturado modelo de sourcing e logística.
  2. Comunicação e Marketing: Comunicação e marketing são elementos fundamentais para o negócio da Arezzo&Co. São investidos bastante tempo e dinheiro nas marcas, criando continuamente campanhas de comunicação uma vez que a Companhia acredita ser um fator preponderante para posicioná-las como referência de mercado.
  3. Sourcing e Logística: A Arezzo&Co possui sourcing que une a produção própria, realizada no parque industrial localizado na cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, com o sistema façon, que se dá pela contratação de fábricas e ateliers independentes e especializados.
  4. Distribuição Diversificada: A Arezzo&Co possui um modelo múltiplo de distribuição que permite a captura de valor na cadeia e amplia a capilaridade da distribuição e visibilidade das marcas.
  5. Gestão: A Arezzo&Co conta com uma equipe de profissionais muito experientes, com amplo conhecimento sobre o setor e o negócio. Sua cultura meritocrática busca pessoas com expertises complementares e preza o perfil participativo, incentivando discussões e disseminação da informação.


FRANQUIA AREZZO: Apoio e Treinamento


Sendo uma das melhores franquias do setor de calçados, a equipe das franquias Arezzo ajudam o franqueado na homologação do ponto comercial, além de todo acompanhamento comercial na gestão das franquias, treinamento e material de apoio a cada nova coleção, etc.

FRANQUIA AREZZO: Outras Informações

Para mais informações, acesse este link.

No site da Arezzo você poderá saber melhor sobre essa empresa de capital aberto. Isso é uma grande vantagem, visto que a empresa deve publicar seus balanços e demonstrativos financeiros, o que torna a empresa mais clara para que deseja investir.



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