7 Franquias de Bebidas com Investimentos entre R$ 30 Mil ate R$ 1.5 Milhões

 


Quem não gosta de tomar uma cerveja bem gelada após o trabalho ao lado de amigos? Um convite irresistível. Agora imagine se você abrisse um bar que vende cervejas para os outros? Confira abaixo bons motivos para investir nesse negocio.

O atual Cenário Econômico do pais favorece o investimento em franquias devido a:

  • Aumento real de Renda da população brasileira;
  • Crescimento quantidade de pessoas na classe média brasileira;
  • Aumento poder compra classe média;
  • Comércio local com maior importância para a população de classe média;
  • Lacuna opções de lazer para áreas de bairros e periferia;
  • Alta mortalidade negócio de bares devido à má gestão e falta de diferenciação.

Segundo a Associação Brasileira da Industria da Cerveja (CervBrasil), A indústria de cerveja, da agricultura ao varejo, está diretamente conectada com o progresso e o desenvolvimento do país. Confira alguns números:

  • O setor cervejeiro responde por 1,7% do PIB brasileiro;
  • A cada ano, o setor emprega 1,7 milhão de pessoas;
  • Paga R$ 16 bilhões em salários;
  • Recolhe mais de R$ 19 bilhões em tributos em todo país.

Não está satisfeito? Vem mais por ai.


A cadeia produtiva da cerveja mobiliza cerca de 12 mil fornecedores de bens e serviços e aproximadamente 8 milhões de profissionais das mais diversas áreas. A indústria de bebidas frias – da qual o setor cervejeiro faz parte – abastece atualmente mais de 1,2 milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país. Nestes estabelecimentos, a venda de cerveja e refrigerante representa entre 40% e 60% do faturamento.

Ante o desafio de cobrir longas distâncias, o setor possui um índice de renovação de 4 mil a 5 mil veículos a cada ano. Nesta frota existem 9 mil e duzentos veículos leves e 8 mil e setecentas motocicletas.

O setor realiza investimentos em todo Brasil. Ao todo são cerca de R$ 5 bilhões de aportes no biênio 2013-2014. Nestes próximos anos estão previstas a construção de quatro novas fábricas, além da renovação de portfólios e a expansão para mercados importantes.

São empreendimentos que geram muitos empregos desde seu desenvolvimento e até e sua fase operacional. Estas novas fábricas devem iniciar suas produções já em 2014. Atualmente, o setor cervejeiro possui 50 fábricas em todo país.

Em uma entrevista recente, o presidente da Anheuser-Busch InBev, Carlos Brito, afirmou na manhã desta sexta-feira, em um evento para investidores no Rio, que o Brasil será o segundo maior responsável no crescimento do mercado de cerveja do mundo, atrás apenas da China, representando 8,9% da encaixar global de 2011-2020. Ele disse que o setor de bebidas frias, onde está inserido o mercado de cervejas, que já representa 3% do PIB nacional e gera 3 milhões de empregos (Fonte: Globo).

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Indo para um mercado de nicho das cerveas premium (nicho de mercado das Franquias MestreCerveijeiro.com e MrBeer, logo abaixo) movimenta cerca R$ 1,4 bilhão por ano e representa, aproximadamente, 8% das vendas (em faturamento) de cerveja no Brasil. Desde 2001, essa é a categoria que mais cresce em vendas. Praticamente dobrou, segundo os fabricantes.

Confira abaixo uma seleção de 7 Franquias do Setor de Bebidas, mais especificamente de Cervejas para você investir. Tem pra todo bolso!

1 - Franquia Chopp Brahma (R$ 110.000,00 a R$ 390.000,00)


Em 2003, a AmBev descobriu no franchising uma ótima opção para potencializar o alcance da maior industria privada de bens de consumo do Brasil e maior cervejaria da América Latina. Com a Rede de Franquias proporcionamos aos apreciadores das nossas marcas toda comodidade e praticidade que as franquias podem oferecer.
A AmBev esta entre as redes que mais crescem no segmento de alimentos e bebidas no país. Ela oferece a consultoria de operação e gestão, com profissionais especializados acompanhando o processo de implantação para garantir a qualidade do produto, desde o armazenamento até a hora que chega ao copo do consumidor.

Os modelos de franquias da Ambev visam atender o público em diversas ocasiões de consumo e se dividem em dois segmentos principais: premium e populares.  Na linha da Franquia Chopp Brahma existe diversos modelos de negócios, com diferentes públicos alvos. Esses modelos vão desde quiosque de 9m2, lojas indoor ideais para shoppings com 60m2 e ate grandes lojas de ate 150m2.

Como existem diversos modelos de negócios, o custo para comprar uma franquia Chopp Brahma varia consideravelmente. O capital inicial para instalação varia entre R$ 30 mil a R$ 250 mil, a taxa de franquia R$ 60 mil a R$ 100 mil, capital de giro R$ 20 Mil a R$ 40 mil, resultando em um investimento total que varia de R$ 110 mil a R$ 390 mil. Mensalmente a franqueadora cobra uma taxa de Royalties de 12% do volume de vendas e uma taxa de propaganda 5% também do volume de vendasExige uma área que varia entre 9 a 150 m2 e 5 a 12 funcionários. Estima-se um faturamento médio de R$ 60 mil a R$ 120 mil e retorno estimado entre 18 a 36 meses, com margem de lucro liquido entre 12% a 15% do faturamento.

A Franquia Chopp Brahma fornece apoio para financiamento desde a escolha do equipamento, ate o fornecimento do material promocional, orientação sobre método, projeto arquitetônico, projeto de operação, dentre outros. Alem disso, fornece os diversos treinamentos, tais como administração/gestão do negócio, assistência técnica, contabilidade e finanças, gestão de qualidade e implantação da loja.
Mais informações e para obter mais detalhes sobre os modelos de franquias oferecidos da Franquia Chopp Brahma, acesse AmBev.

Fontes: ABF e Ambev.


2 - Franquia Nosso Bar (R$ 29.000,00 a R$ 75.000,00)


Dentre os modelos de negócio nos quais atua, a AMBEV decidiu em 2011 franquear um conceito de negócio com grande potencial: o NOSSO BAR.

O Projeto Nosso Bar tem por objetivo incrementar um mercado até hoje pouco desenvolvido: o Bar Popular. O modelo Nosso Bar é destinado aos micro e pequenos empreendedores. É uma opção de franquia popular em regiões urbanas, periferias e centros de grandes cidades. A ideia é incentivar os negócios familiares na classe média e desenvolver o bar popular, respeitando as características de cada bairro e franqueado.

Vantagens Oferecidas:


  • Padronização Visual e materiais exclusivos criando diferenciação do estabelecimento e melhor experiência para o público alvo;
  • calendário promocional para incremento de vendas, geração de fidelização e imagem da rede;
  • programa de capacitação com acesso à praticas vencedoras e treinamentos;
  • atendimento e orientação com consultores exclusivos da rede Nosso Bar; 
  • acesso a produtos e serviços de parceiros em condições especiais.

Para investir em uma Franquia Nosso Bar, é necessário um capital inicial para instalação R$ 5 mil a R$ 40 mil, pagar uma taxa de franquia R$ 20 mil, capital de giro R$ 4 mil a R$ 15 mil, totalizando investimento de R$29 mil a R$75 mil. Mensalmente deve pagar uma taxa de royalties de R$ 500,00 e não cobra taxa propaganda. Exige uma área de 70 a 300 m² e 3 a 10 funcionários. Possui faturamento médio de R$ 35 mil e retorno estimado entre 18 a 36 meses.

Assim como na Franquia Chopp Brahma, a Ambev fornece todo apoio e treinamento para os novos franqueados.

Mais informações e para obter mais detalhes sobre os modelos de franquias oferecidos da Franquia Nosso Bar, acesse AmBev.


Fontes: ABF e Ambev.



3 - Franquia Cervejaria Devassa (R$ 170.000,00 a R$ 1.500.000,00)


Em 2001, dois jovens empresários da noite carioca perceberam que havia uma lacuna a ser preenchida: criar uma cerveja especial com alma brasileira e qualidade européia. Assim, desenvolveram a Cerveja Devassa, com nome irreverente e gosto refinado. Contudo, nada seria possível sem a criação dos bares que representassem as características da cerveja.


O ponto de partida foi um ano após com a abertura da primeira cervejaria no Rio de Janeiro. A aposta nesse modelo de negócio inovador no mercado transformou a cervejaria em um verdadeiro templo de experimentação do produto.


Em virtude desse grande sucesso, não demorou muito para que os adoradores da Devassa ganhassem uma segunda unidade no início de 2004. No final desse mesmo ano iniciou-se o projeto de franquias Devassa, atualmente com unidades no Rio de Janeiro e outros estados. Em 2007, a aquisição pelo Grupo Schincariol ampliou a capacidade logística e o lastro financeiro da Devassa, impulsionando o negócio da franquia.

O modelo de negócios da Franquia Cervajaria Devassa pode ser dividido em dois: lojas e quiosques.


O modelo de quiosques exige capital para instalação R$ 140 mil a R$ 160 mil, pagamento de uma taxa de franquia de R$ 15 mil e um capital de giro de R$ 15 mil a R$ 20 mil, totalizando um investimento entre R$ 170 mil a R$ 195 mil. Exige pagamento mensal da taxa de Royalties de R$ 500,00 e Taxa de Publicidade de R$ 250. Para abrir a franquia é necessário uma área de 6 a 9 m2, operando com 4 a 8 funcionarios. Prazo de retorno de 36 meses.

O modelo de lojas exige investimentos que variam bastante. O capital para instalação pode variar de R$ 650 mil a R$ 1.2 milhões a taxa de franquia de R$ 45 mil a R$ 90 mil e um capital de giro de R$ 75 mil ate R$ 295 mil, totalizando um investimento entre R$ 720 mil ate mais de R$ 1.5 milhões. Exige mensalmente uma da taxa de Royalties de R$ 4% do faturamento e taxa de publicidade de 2% do faturamento. O faturamento médio varia de R$ 120 mil a R$ 220 mil. Necessita de uma área de 90 a 250 m2, operando com 16 a 65 funcionarios. Prazo de retorno pode variar de 36 a 48 meses. 


A franquia fornece suporte tanto na implantação quanto na fase de operação. Na fase de implantação, oferece estudo de viabilidade do ponto, projeto arquitetônico, manuais de operações e dos produtos, treinamentos gerenciais, acompanhamento, desenvolvimento, lista de fornecedores, dentre outros. Na fase de operação oferece apoio no setor operacional, marketing e financeiro.




Mais informações em Franquia Cervejaria Devassa.

Fontes: Franquias Devassa.

4 - Franquia Santo Bier (R$ 89.000,00)





A Franquia Santo Bier é a primeira franquia com o conceito Bar-Volante. Nesse conceito, o franqueado Santo Bier não espera o cliente vir até a unidade, mas leva o bar onde o cliente está. Ao adquirir sua franquia, você levará o negócio pronto. O Carro chega pronto para trabalhar (padronizado) e os alvarás são todos liberados.

O Grupo Santo Bier em parceria com a montadora Renault entregará ao Franqueado o veículo já customizado e padronizado conforme exigência da Franqueadora. A inspeção Inaugural está inclusa na taxa de franquia e será realizada anteriormente à entrega do veículo.

O Valor total de investimento é de R$ 89.000,00. Cobra uma Taxa de Royalites 1,5 do salário mínimo ao mês e  uma taxa de publicidade de 2,5% do faturamento. Retorno estimado é entre 10 e 18 meses.

O investimento inicial traz o direito aos seguintes produtos e serviços: 01 Veiculo 0km da marca Renault, modelo kangoo; customização do veiculo; direito do uso do nome Santo Bier; seguro do veiculo por um ano; taxa de franquia; inspeção inaugural; consultoria jurídica; consultoria de marketing; consultoria comercial e consultoria empresarial e administrativa.

Existem alguns outros modelos de franquias com diferentes valores de investimentos. Para mais informações, acesse Franquia Santo Bier

Fontes: Santo Bier e ABF. 


5 - Franquia Mestre-Cervejeiro.com (R$ 99.000,00 a R$ 128.000,00)



A Mestre-Cervejeiro.com nasceu em 2004, mas apenas como um hobby. Na época, a empresa era um site, em que o empreendedor Daniel Wolff falava sobre cervejas especiais. Depois de cinco anos de contatos com empresas e fornecedores, Wolff abriu sua primeira unidade física, junto com um sócio. Divergências sobre como a marca deveria progredir – enquanto Wolff queria uma rede de franquias, seu parceiro estava satisfeito com apenas uma loja – fizeram com que os dois se separassem em 2012. A partir de então, a Mestre-Cervejeiro recomeçou como uma franquia.

Com um catálogo de cerca 400 produtos, cada unidade começa com um cardápio de 80 a 100 rótulos. O franqueado também recebe treinamento específico, assessoria de marketing e acompanhamento de resultados. O contato com os fornecedores é feito separadamente por cada unidade. O principal foco da rede são as cidades pequenas, por conta do valor dos aluguéis e pela alta procura de eventuais franqueados.

A Mestre-Cervejeiro oferece dois modelos de franquia. O primeiro é o formato de loja, com capital para instalação de R$ 93 mil. O outro é o modelo de quiosque, que exige um capital de instalação de R$ 64 mil. Somado a isso, deve-se pagar uma taxa de Franquia de R$ 25.000,00 e ter um capital de giro de R$ 10.00,00, totalizando um investimento entre R$ 99.000,00 (formato quiosque) a R$ 128.000,00 (formato loja).  Como custo mensal, deve-se pagar uma taxa de propaganda de R$ 600,00 no 1 ano, depois 2% do faturamento bruto e Taxa de Royalties R$ 1500,00 no 1 ano ,depois 4% do faturamento bruto. Estimam retorno do investimento no prazo entre 18 a 22 meses, com margem do lucro liquido em 12% do faturamento.

Para mais informações, acesse Franquia Mestre Cervejeiro.

Fonte: Mestrecervejeiro.com 

6 - Franquia Chopp Time (R$ 195.000,00 a R$ 820.000,00)




Em 1999, José Cícero Almeida pensou em abrir um negócio voltado para o setor de alimentos e bebidas. No entanto, o negócio deveria unir bom atendimento a um sofisticado cardápio à la carte.

Inspirado em uma famosa choperia da época, o empreendedor conseguiu implantar no mercado ribeirão-pretano um projeto pioneiro, voltado para o segmento de chope, bebida conceituada na região. 

Hoje, com 23 franquias espalhadas em oito estados brasileiros, a Rede capacita o franqueado desde a prospecção do ponto até o setor operacional, oferecendo treinamento qualificado, para que o atendimento seja top em qualquer localidade do país.

A Franquia Chopp Time possui diversos modelos, desde lojas de rua, até lojas de shopping e quiosques. 

Para abrir uma Franquia Chopp Time é necessário investir um capital para instalação de R$ 120 mil a 700 mil,  pagar uma taxa de Franquia R$ 50 mil a R$ 70 mil, possuir um Capital de Giro R$ 25 a 50 mil, totalizando um investimento R$ 195 a R$ 820 mil. Mensalmente cobra uma Taxa de propaganda de 2% e Taxa de Royalties 5% do faturamento. O Faturamento médio chega a R$ 220 mil, com retorno 24 a 36 meses. Opera com  area de 150 a 1000 m2.2 e de 6 a 37 funcionários.

Mais informações, acesse Chopp Time.

Fonte: ABF.


7 - Franquia Mr. Beer (R$ 120.000,00 a R$ 130.000,00)





O Mr. Beer é a maior rede especializada em cervejas especiais do país. Completa em 2014 cinco anos de mercado e já com mais de 80 unidades. Durante sua trajetória, acompanhou e participou ativamente do crescimento e do amadurecimento do segmento de cervejas especiais no Brasil. A rápida expansão é resultado do investimento em conceito e informação, apostas da rede desde seu surgimento e quesitos que em pouco tempo consagraram a rede como referência no universo cervejeiro.

A venda em quiosques localizados em shopping tem sido a aposta da rede Mr. Beer Cervejas para explorar um mercado que se diferencia pela qualidade dos produtos. Atualmente, quase todas as lojas da Mr. Beer estão localizadas em shoppings. O foco da A Mr. Beer Cervejas está voltado para uma clientela acostumada a transitar no mundo gourmet, que consome azeites e vinhos de qualidade, por exemplo.

As cervejas especiais comercializadas pela Mr. Beer diferenciam-se das cervejas industriais mais populares por serem feitas sem a adição de produtos químicos e apenas com cereais maltados, como cevada, trigo, aveia e centeio. 

Para abrir uma Franquia Mr Beer é necessário investir um capital para instalação de R$ 90 a 200 mil,  pagar uma taxa de Franquia R$ 20 mil, possuir um Capital de Giro R$ 10 mil, Totalizando um investimento R$ 120  a R$ 230 mil. Mensalmente cobra uma Taxa de propaganda de 2% e Taxa de Royalties 10% do faturamento. O Faturamento médio entorno de R$ 30 a R$ 50 mil, com retorno 18 a 24 meses. Opera com  area de 6m2 e 3 funcionários.



Mais informações, acesse Franquia Mr Beer.

Fonte: PEGN


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