10 Papéis Fundamentais do Franqueador que Você Deve Conhecer Antes de Investir em uma Franquia




Numa relação de Franchising, há duas partes essenciais: o franqueador (invariavelmente uma pessoa jurídica) e o franqueado (quase sempre uma pessoa jurídica, mas, em certos casos, cada vez mais raros, uma pessoa física).

Como muita gente costuma confundir os dois, é conveniente deixar claro que franqueador é aquele que concede a franquia, ou seja, é o “dono da marca e da metodologia”. E franqueado é aquele que adquire a franquia, que implanta, opera e gere a loja, o restaurante, a escola, o quiosque, ou seja lá qual for o conceito de negócio objeto do contrato de franquia que celebra com seu franqueador

Cabe à empresa franqueadora, de forma geral realizar as seguintes atividades.

1 - Desenvolver o Conceito do Negócio

Definir e desenvolver o conceito de negócio que será franqueado é uma obrigação do franqueador.

Há empresários que, por irresponsabilidade, excesso de otimismo, falta de conhecimento e de orientação, ou uma combinação disso tudo, iniciam a concessão de franquias antes de haver testado suficientemente o conceito de negócio que pretendem franquear. Ou sem um mínimo de planejamento. Ou uma estrutura (pessoas, processos, ferramentas e outros “ativos”) minimamente preparada para lidar com as necessidades dos franqueados.

O resultado costuma ser um “bumba meu boi”, onde quem “dança”, quase sempre, é o franqueado incauto, que assina o contrato e o cheque acreditando que toda franquia é igual, e que basta ser franquia para o negócio ser bom, seguro e rentável.


2 - Testar o Conceito do Negócio

A essência do sucesso de uma franquia está na transferência, do franqueador ao franqueado, dos conhecimentos e técnicas de que este necessita para ser bem-sucedido na implantação, operação e gestão de sua réplica do negócio criado pelo franqueador.

Portanto, o Franqueador deve testar na prática este conceito, em uma ou mais “unidades-piloto” que, sempre que possível, devem ser instaladas, operadas e geridas pela própria empresa franqueadora.


 3 - Estabelecer Padrões

Estabelecer as Normas, Processos, Políticas e Padrões a serem observados pelos franqueados, no que se refere à implantação, operação e gestão das respectivas franquias.


4 - Recrutar Franqueados

Recrutar e selecionar esses franqueados de acordo com critérios previamente estabelecidos pela própria direção da empresa franqueadora.


5 - Capacitar o Franqueado

Capacitar os franqueados (e, quando for o caso, também os integrantes das respectivas equipes, ou ao menos alguns destes), por meio de programas de Capacitação (presenciais,a distância ou híbridos), de Guias de Processos ou Manuais e outros materiais, de orientação in loco ou remota, e por outros, garantindo aos franqueados o acesso aos conhecimentos de que necessitam para terem uma chance razoável de sucesso.


O Franqueador deve treinar e capacitar sua rede de franqueados

6 - Capacitar Consultores

Manter e capacitar uma equipe qualificada para assessorar, orientar e inspirar, inclusive pelo exemplo, os franqueados no que diga respeito ao cumprimento das Normas, Políticas e Padrões acima referidos.


7 -Apoiar na Abertura da Franquia

Apoiar e orientar seus franqueados na elaboração e implementação de planos e ações necessários à concretização do potencial de resultados de cada franquia.


8 - Monitorar a Rede de Franquias

Supervisionar e monitorar constantemente a rede de franquias, a fim de garantir a consistência na observância das Normas, Políticas, Processos e Padrões, lembrando que tudo o que afete negativamente a imagem de uma das unidades franqueadas pode acabar contaminando a imagem de toda a rede.

 

9 - Propagar o Conhecimento na Rede de Franquias

Coletar, processar, analisar e difundir conhecimentos que possam fazer uma diferença positiva nos negócios dos franqueados, inclusive – e especialmente – aquilo que poderíamos definir como “as melhores práticas” da rede, sem falar nos benchmarks identificados em outras organizações, inclusive de outros ramos de negócios.


10 - Propiciar a Interação da Rede de Franqueados

Propiciar os meios necessários, tais como Intranet, encontros e convenções, para que seus franqueados se integrem e interajam de forma mais produtiva com a própria organização e entre eles mesmos.


O Sucesso de uma Franquia depende da orientação do Franqueado com sua rede

Bons Negócios!



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