Franquia O Boticário




A rede de franquias da marca O Boticário é a maior do Brasil, segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising e a maior do mundo em cosméticos, segundo o Instituto Euromonitor International.

A marca tem 900 franqueados, responsáveis por uma rede com cerca de 3.690 lojas, em 1.750 cidades bra​sileiras, onde são gerados em torno de 22 mil empregos diretos e indiretos. No mercado internacional, está presente em oito países: Portugal, Japão, Angola, Venezuela e Paraguai.

O portfólio de O Boticário conta com mais de 1.100 produtos entre itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais, com itens para rosto, corpo e cabelos, atendendo homens e mulheres de todas as idades e estilos de vida, além de jovens e crianças.

O bom desempenho do Grupo Boticário colocou a empresa este ano nas listas das Melhores Para Trabalhar e Melhores Para Começar a Carreira, da Revista Você S/A, pelo quarto ano consecutivo. Esta é a sétima vez, desde 2000, que o Grupo figura na lista das empresas mais desejadas pelos profissionais. 

O Grupo também está entre as 10 melhores empresas de destaque em Sustentabilidade, de acordo com a pesquisa Monitor de Sustentabilidade Corporativa 2013, elaborada pela Market Analysis; venceu o Top of Mind Estadão de RH 2013, na categoria Empresas com Melhores Práticas em Responsabilidade Social; e é um dos destaques do setor de bens de consumo do Guia Exame de Sustentabilidade 2013. Suas unidades de negócio conquistaram vários prêmios em cosméticos, franquias e relações de consumo. 


FRANQUIA O BOTICÁRIO: História

Fundada Em 1977 por Miguel Krigsner, recém-formado em Farmácia e Bioquímica, abre uma pequena farmácia de manipulação na rua Saldanha Marinho, no centro de Curitiba/PR. Investindo na elaboração de cosméticos naturais, manipulados artesanalmente, os clientes puderam contar com produtos para cabelos, cremes e desodorantes com fórmulas exclusivas - uma proposta diferente de tudo que existia no mercado na época. A escolha do nome O Boticário fez referência aos antigos farmacêuticos, conhecidos no passado como boticas.


Em 1980 Com o nome de Natureza Comércio e Representações de Produtos Naturais, a primeira franquia O Boticário é aberta em Brasília/DF. Depois desta, vários empreendedores começaram a manifestar interesse pelo negócio. E foi assim que O Boticário entrou em um segmento ainda não explorado no Brasil, o de franquia no setor de perfumes e cosméticos.

Em 2010 foi constituido o O Grupo Boticário, uma organização multisite e multicanal que Controla quatro unidades de negócio: O BoticárioEudoraquem disse, berenice? e The Beauty Box, todas no segmento de beleza. A expertise adquirida durante a trajetória empresarial de O Boticário, fundado em 1977, fez com que o Grupo Boticário obtivesse posição de destaque no cenário nacional e internacional e solidificasse a base que permitiu o lançamento de suas novas unidades de negócio a partir de 2011.

Para conhecer melhor sobre o passado e as realizações da franquia O Boticário, conheça a pagina construída pela empresa para contar a sua historia.


FRANQUIA O BOTICÁRIO: Dados Gerais

País de origem: Brasil
Ano de Fundação: 1977
Ano de início de franquia no Brasil: 1980
Unidades próprias: 115 (Lojas) / 25 (Quiosques)
Unidades franqueadas: 3.163 (Lojas) / 283 (Quiosques)
Unidades no exterior: -




FRANQUIA O BOTICÁRIO: Investimento


Capital inicial: R$ 100.000 a R$ 250.000 (loja) / R$ 75.000 a R$ 150.000 (quiosque)
Capital de giro: R$ 50.000 a R$ 200.000 (loja) / R$ 30.000 a R$ 70.000 (quiosque)
Taxa de franquia: Não Cobra
Taxa de royalties: 38% Faturamento Bruto
Taxa de publicidade: Não Cobra
Investimento Total: R$ 150.000 a R$ 450.000,00


FRANQUIA O BOTICÁRIO: Retorno e Lucratividade


Faturamento mensal: R$ 100.000,00 (loja)
Prazo médio de retorno: 18 a 36 meses
Prazo de contrato: Indeterminado
Margem de lucro: 8 a 10% do faturamento


FRANQUIA O BOTICÁRIO: Modelo de Negócios


Média de funcionários: 1 a 10 (loja) / 1 a 4 (quiosque)
Área média: 20 a 100m² (loja) ; 4 a 22 (quiosque)
Selo de Excelência ABF: SIM

Como Atividades Principais, o franqueado deve realizar:



  • Gestão dos Valores de O Boticário no canal: Capacidade de disseminar os valores de O Boticário
  • Domínio da Estratégia da Operação Canal: Conhecimento da Estratégia para Operação do Canal estabelecido pela Franqueadora
  • Uniformidade Operacional: Capacidade de assegurar a padronização dos processos e sistemas dos Canais, em conformidade com o Modelo de Gestão estabelecido pela Franqueador.
  • Gestão de Pessoas: Capacidade para gerenciar, desenvolver e formar pessoas
  • Gestão de Resultados: Capacidade para gerenciar os resultados
  • Gestão de Processos: Capacidade para gerenciar os processos de trabalho


Requisitos Básicos Pessoais e Profissionais:


  • Engajamento total na gestão da franquia
  • Comprometimento administrativo
  • Promoção da imagem da marca O Boticário
  • Administração de recursos humanos, financeiros e materiais
  • Dinamismo, liderança e empreendedorismo
  • Capacidade de investimento com recursos próprios
  • Domínio conceitual e prático de princípios organizacionais
  • Aptidão e desejo em participar de uma estrutura plenamente formatada


FRANQUIA BOTICÁRIO: Apoio e Treinamento


A Franquia O Boticário investe muito em seus representantes. Eles fornecem apoio e diversos treinamentos a sua rede. Apoio desde o projeto de arquitetura e instalação ate a inauguração da loja. Os treinamentos vão desde contabilidade, gerenciamento de estoques e softwares, passando por gestão de pessoas, liderança e marketing. 



FRANQUIA BOTICÁRIO: Outras Informações

Para mais informações, acesse O Boticário.

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