Você está pensando em comprar uma franquia? As franquias de Fast food são uma das maiores categorias deste setor.
No Brasil, em 2013, o segmento atingiu o faturamento de R$ 23,9 bilhões no mercado de franquias, representando um crescimento de 16,6%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Segundo o balanço anual realizado pela ABF, o setor de franquias cresceu 11,9% em 2013, atingindo o faturamento de R$ 115 bilhões. Só no ramo de alimentação, o número de marcas no Brasil teve um aumento de 11,2% e em unidades de 25%.
A maior vantagem de se abrir uma franquia de fast-food reside no fato de que os restaurantes de fast food são sempre populares nos bons e maus momentos. Afinal, ninguém vai deixar de comer, mesmo em épocas de crise. Mas, apesar da compra de uma franquia de fast food pode ser muito rentável, operar uma exige muito trabalho duro, e o negocio ainda pode ser um investimento de risco.
Confira sete passos que você pode tomar para aumentar suas chances de sucesso com franquias fast food.
1 - Avalie suas habilidades, interesses e recursos financeiros
2 - Pesquise por Oportunidades 1 - Avalie suas habilidades, interesses e recursos financeiros
Antes de comprar uma franquia de fast food saiba de suas habilidades e interesses. O que agrada a você a respeito de possuir uma franquia de fast food? Você está disposto e pode se dedicar a trabalhar longas horas, incluindo noites, fins de semana e feriados? Esse é um setor que exige muita dedicacao e horas e horas de trabalho. Alem disso, compreender a sua situação financeira vai ajudar a diminuir as suas opções para o que você pode pagar.
Depois de ter reduzido as escolhas para algumas franquias que combinar melhor com suas habilidades definidas, interesses e orçamento, eé hora de ir atras de mais informações. Peça uma cópia do franqueador da Circular de Oferta de Franquias - COF, um documento legal que cada franqueador deve dar aos candidatos a franqueados. Esse documento contem informações importantes, tais como o histórico resumido da franquia e as demonstrações financeiras. Analise esse documento juntamente com o seu contador e advogado.
3 - Vá na fonte
Não confie apenas em informações do franqueador na tomada de sua decisão. Obter uma lista de franqueados atuais e antigos do franqueador (informação contida no COF). Em seguida, entreviste os franqueados atuais e antigos para saber se estão ou não satisfeitos com seus resultados e desempenho do franqueador.
4 - Pesquise seu mercado
Só porque um conceito fast food funciona em uma região do país não significa que ele vai ser popular em sua área. Em centros urbanos, que são mais propensos a ser bem sucedido do que em uma pequena cidade do interior. Considere também os concorrentes. Se o mercado está saturado com restaurantes semelhantes e a população não é grande o suficiente para suportar uma outra franquia, você pode deve repensar se deve ou não abrir uma franquia.
5 - Escolha uma boa localização
Localização da sua franquia de fast food dentro de sua área-alvo também é crítica. Se você abrir uma franquia em uma área que não recebe muitos clientes ou não tem negócios complementares nas proximidades, você é menos provável que tenha sucesso. Um bom franqueador irá ajudá-lo a escolher a melhor localização possível.
6 - Pesquise tudo sobre financiamento
Depois de ter escolhido uma franquia de fast food, você provavelmente vai precisar de financiamento. Porque o financiamento pode ser difícil de obter, pedir franqueadores se eles oferecem opções de financiamento como o financiamento in-house, os descontos para determinados tipos de franqueados, ou introduções para os credores de terceiros, como bancos que fazem empréstimos SBA.
7 - Aproveite os treinamentos do franqueador
Antes de abrir para o negócio, o franqueador deve oferecer algum tipo de treinamento e um manual de operações. Tire todo o proveito de toda a assistência oferecida por seu franqueador, incluindo a formação, programas de marketing, ajudar com a contratação e operações, e muito mais. Um bom franqueador quer que você tenha sucesso e ele possui sistemas para ajudá-lo no seu desenvolvimento.
Bons Negócios!
*Este artigo foi traduzido e adaptado do site americano AllBusiness.com.
**Creditos da imagem: Shutterstock.
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