Durante a sua jornada na busca de uma franquia para investir, você vai deparar com diversos termos e expressões essenciais no setor. É de suma importância conhecer esses termos para que sua escolha seja a mais sensata possível, afinal apesar de abrir uma franquia significa ser dono de um modelo de negócios bem sucedido e testado, como todo negócio possui riscos e vai exigir muito trabalho do empreendedor.
Segue abaixo uma pequena lista de 12 termos importantes que voce deve conhecer.
1 - Circular de Oferta de Franquia - COF
Documento Formal que contém relevantes informações sobre a
Franqueadora: negócio, operação, administração do negócio, investimentos e a
relação Franqueador e Franqueado. A COF deve conter todos os dados e informações
necessárias do negócio e da Franqueadora para o candidato a franqueado poder
analisar a oportunidade de investimento em determinada franquia. A entrega da
COF é obrigatória de acordo com a Lei de Franquias, 8955/94, e requer total
transparência no relacionamento entre Franqueador e Franqueado. O Franqueado
deverá receber a COF no mínimo 10 (dez) dias antes da assinatura de qualquer
contrato ou pagamento de qualquer valor.
2 - Consultoria de Campo
Trata-se da visita periódica de um representante do Franqueador
aos Franqueados. O objetivo é acompanhar a atuação de cada unidade, checando
procedimentos, Fornecendo orientações e recolhendo sugestões.
3 - Contrato de franquia
Documento que Formaliza o negócio, defnindo os direitos e
deveres do Franqueador e do Franqueado. O contrato de Franquia deverá ser
sempre escrito e assinado na presença de 02 (duas) testemunhas no mínimo 10
(dez) dias após a entrega da COF e pagamento de qualquer valor. O contrato de Franquia
terá validade independentemente de ser levado a registro perante cartório ou
órgão público.
4 - Expansão da rede
É o aumento do número de unidades de Franquia, próprias e/ou
Franqueadas. As Franqueadoras, visando o aumento de sua rede, buscam através de
departamentos específcos e de consultores do segmento a expansão de seus
negócios e do número de unidades.
5 - Franchising ou Franquia
É o sistema onde o Franqueador licencia ao Franqueado o
direito de uso de marca ou patente associado ao direito de distribuição de
produtos ou serviços e, eventualmente, ao direito de uso de métodos e sistemas
de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos
ou detidos pelo Franqueador, mediante uma remuneração sem caracterizar vínculo
empregatício.
6 - Franqueado
É o adquirente do direito de uso de marca ou patente
associado ao direito de distribuição de produtos e serviços e do direito de uso
de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema
operacional.
7 - Franqueador
Aquele que autoriza um terceiro (Franqueado), a explorar os
direitos de uso de uma marca, de distribuição de produtos e/ou serviços em um
mercado defnido e o uso de um sistema de operação e gestão mediante uma
remuneração.
8 - Fundo de Propaganda
Tambem chamado de Fundo de Marketing. É Formado pelo
somatório das taxas de propaganda pagas pelos Franqueados. Em geral, o valor
arrecadado é aplicado em mídias para divulgação da marca em benefício da rede.
9- Rede de franquias
Conjunto de unidades de uma mesma marca Franqueadora.
10 - Royalties
É uma remuneração periódica paga pelo Franqueador ao Franqueado pelo uso
do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados.
11 - Taxa de franquia
Valor pago pelo Franqueado para ingressar no sistema,
normalmente é paga no momento da assinatura do contrato de Franquia.
12 - Território
Área delimitada onde o Franqueado deverá atuar, podendo esse
espaço ser dentro de um de um shopping, de um bairro, de uma cidade etc. O
Franqueador pode oferecer ao Franqueado esse território com preferência ou
exclusividade de atuação.
*Fonte: Guia Oficial de Franquias 2014 da ABF.
**Créditos da imagem: Shutterstock.
*Fonte: Guia Oficial de Franquias 2014 da ABF.
**Créditos da imagem: Shutterstock.
Gostei, Bem informativo!
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