12 Códigos e Expressões do Setor de Franquias que Você Deve Conhecer



Durante a sua jornada na busca de uma franquia para investir, você vai deparar com diversos termos e expressões essenciais no setor. É de suma importância conhecer esses termos para que sua escolha seja a mais sensata possível, afinal apesar de abrir uma franquia significa ser dono de um modelo de negócios bem sucedido e testado, como todo negócio possui riscos e vai exigir muito trabalho do empreendedor. 

Segue abaixo uma pequena lista de 12 termos importantes que voce deve conhecer. 


1 - Circular de Oferta de Franquia - COF      

    
Documento Formal que contém relevantes informações sobre a Franqueadora: negócio, operação, administração do negócio, investimentos e a relação Franqueador e Franqueado. A COF deve conter todos os dados e informações necessárias do negócio e da Franqueadora para o candidato a franqueado poder analisar a oportunidade de investimento em determinada franquia. A entrega da COF é obrigatória de acordo com a Lei de Franquias, 8955/94, e requer total transparência no relacionamento entre Franqueador e Franqueado. O Franqueado deverá receber a COF no mínimo 10 (dez) dias antes da assinatura de qualquer contrato ou pagamento de qualquer valor.

2 - Consultoria de Campo


Trata-se da visita periódica de um representante do Franqueador aos Franqueados. O objetivo é acompanhar a atuação de cada unidade, checando procedimentos, Fornecendo orientações e recolhendo sugestões. 


3 - Contrato de franquia

                                        
Documento que Formaliza o negócio, defnindo os direitos e deveres do Franqueador e do Franqueado. O contrato de Franquia deverá ser sempre escrito e assinado na presença de 02 (duas) testemunhas no mínimo 10 (dez) dias após a entrega da COF e pagamento de qualquer valor. O contrato de Franquia terá validade independentemente de ser levado a registro perante cartório ou órgão público.


4 - Expansão da rede


É o aumento do número de unidades de Franquia, próprias e/ou Franqueadas. As Franqueadoras, visando o aumento de sua rede, buscam através de departamentos específcos e de consultores do segmento a expansão de seus negócios e do número de unidades.


5 - Franchising ou Franquia


É o sistema onde o Franqueador licencia ao Franqueado o direito de uso de marca ou patente associado ao direito de distribuição de produtos ou serviços e, eventualmente, ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo Franqueador, mediante uma remuneração sem caracterizar vínculo empregatício.


6 - Franqueado


É o adquirente do direito de uso de marca ou patente associado ao direito de distribuição de produtos e serviços e do direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional.


7 - Franqueador


Aquele que autoriza um terceiro (Franqueado), a explorar os direitos de uso de uma marca, de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado defnido e o uso de um sistema de operação e gestão mediante uma remuneração.


8 - Fundo de Propaganda


Tambem chamado de Fundo de Marketing. É Formado pelo somatório das taxas de propaganda pagas pelos Franqueados. Em geral, o valor arrecadado é aplicado em mídias para divulgação da marca em benefício da rede.


9- Rede de franquias


Conjunto de unidades de uma mesma marca Franqueadora.  


10 - Royalties


É uma remuneração periódica paga pelo Franqueador ao Franqueado pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados.


11 - Taxa de franquia


Valor pago pelo Franqueado para ingressar no sistema, normalmente é paga no momento da assinatura do contrato de Franquia. 

12 - Território



Área delimitada onde o Franqueado deverá atuar, podendo esse espaço ser dentro de um de um shopping, de um bairro, de uma cidade etc. O Franqueador pode oferecer ao Franqueado esse território com preferência ou exclusividade de atuação.



*Fonte: Guia Oficial de Franquias 2014 da ABF.
**Créditos da imagem: Shutterstock.

Comentários

Postar um comentário