Franquia Giraffas


Há mais de 30 anos de existência, a rede Giraffas, uma multinacional brasileira nascida em Brasília, quarta maior no segmento de fast-food no país, tem como principal objetivo oferecer aos seus clientes a verdadeira comida brasileira, caseira, saborosa, criativa. A rede possui mais de 400 unidades (entre restaurantes e quiosques) espalhadas por aproximadamente 130 cidades brasileiras em 25 estados, além do Distrito Federal e sete unidades internacionais instaladas nos Estados Unidos. Oferece ainda o serviço Delivery em alguns estados.

O Giraffas possui mais de 30 opções de refeições e nove sabores de hambúrgueres, além de uma linha de Dicas Leves, com pratos de muito sabor e pouca caloria. As sobremesas contam com os saborosos milk-shakes e petit gâteau. O cardápio agrada todos os públicos e bolsos. Em 2013 a rede atendeu aproximadamente 50 milhões de clientes.


FRANQUIA GIRAFFAS: História


Giraffas foi fundada em Brasília, no Distrito Federal em agosto de 1981 por dois amigos, os empresários Mauro Lacerda e Muniz Neto, com seu primeiro restaurante no comércio local da QI 09 no Lago Sul em Brasília. O nome “Giraffas” foi escolhido por conta da moda que o empresário da noite Ricardo Amaral criou na época, com as discotecas Hippopotamus e Crocodilos. Quanto aos dois F’s(efes) da marca, a ideia veio devido ao nome originário de girafa em latim, que se escreve giraffa. A ideia das duas girafas como logo foi criada pela agência Rato, com as girafinhas em troca de sanduíches. Em1981, a marca foi vendida para dois estudantes,Carlos Guerra e Ivan Aragão.

Em 1991, adotou o sistema de franquias, tornando possível a expansão e instalação de restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Paraíba, Bahia e Sergipe.

Passou por dificuldades após a implementação do plano real. Com a queda da inflação, o lucro diminuiu e o modelo adotado pelos sócios mostrou-se inviável, fazendo com que a empresa entrasse em concordata. Em 1996, devido à crise financeira, foi vendida a três amigos dos donos: Felipe Barreto, Luciana Morais e Luciana Vasconcelos. O trio, sem experiência no ramo, apostou no sistema de franquias para crescer e, em 1998, se desfez das dez únicas lojas de posse da empresa herdadas da antiga administração.

Em 2002, obteve o maior crescimento proporcional no segmento nacional e em 2003 conseguiu obter 21% de crescimento, entrando em mais dois estados brasileiros: Espírito Santo e Paraná. Em 2004 e 2005, seu principal foco foi a diversificação dos produtos, entre eles o quiosque de sorvetes Giraffas. Ainda em 2005 é inaugurado seu primeiro restaurante na cidade de Barreiras, na Bahia.

Em 2006, comemorou 25 anos com um festival de bandas de rock locais em Brasília, o Giraffestival, atingindo a marca de 200 restaurantes espalhados pelo Brasil e inaugura as primeiras franquias no Pará e Mato Grosso. Em 2006 também foi lançado o Trio RBD, que vinha com um brinde sobre a banda. Em 2007, foi inaugurada a sua primeira franquia no estado do Tocantins.

O Giraffas em 2011 inaugurou seu primeiro restaurante internacional, nos Estados Unidos, na cidade de Miami. O Giraffas pretende abrir cinco restaurantes naquele país até 2012 e cinquenta unidades em dez anos.

Em 2011, a rede Giraffas começou a ser mais valorizada não somente no Brasil como internacionalmente. Além de seu restaurante nos Estados Unidos, o Giraffas investiu em um restaurante internacional no Paraguai, inaugurado em 2010. A rede hoje é comparada no Brasil com outras grandes redes de fast-food, como Mc Donald’s e Burger King.







FRANQUIA GIRAFFAS: Dados Gerais

País de origem: Brasil
Ano de Fundação: 1981
Ano de início de franquia no brasil: 1991
Unidades próprias: 0
Unidades franqueadas: 402
Unidades no exterior: 7

FRANQUIA GIRAFFAS: Investimento

Capital inicial: R$ 600.000,00 a R$ 900.000,00
Capital de giro: R$ 20.000,00 a R$ 50.000,00
Taxa de franquia:  R$ 60.000,00
Taxa de royalties: 5% Faturamento Bruto
Taxa de publicidade:  3% Faturamento Bruto
Investimento Total: R$ 680.000,00 a R$ 1.010.000,00

FRANQUIA GIRAFFAS: Retorno e Lucratividade

Faturamento mensal: R$ 175.000,00
Prazo médio de retorno: 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Margem de lucro: 11 a 16%

FRANQUIA GIRAFFAS: Modelo de Negócios

Média de funcionários: 15 a 50
Área média: 70 a 150m²
Selo de Excelência ABF: Não.

A Franquia Giraffas oferece três modelo de negócios.


Shopping: O investimento médio em um restaurante de shopping center com 70m² é entre R$ 600 mil a R$ 800 mil, com área mínima de 70m² + mesanino.

Restaurante de Rua: Esta é a modalidade de negócios mais cara. O Investimento médio em um restaurante de rua com 300m² a 400m² é entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão.

Quiosque: Essa é a modalidade de investimento mais barata. O Investimento médio em um quiosque é a partir de R$ 140 mil; não sendo vendido separadamente, ou seja, é necessária a aquisição de uma loja primeiramente. Neste modelo de franquia é necessário um espaço de de 6m², 9m² e 12m². Capital para instalação de R$ 130.000,00, taxa de franquia R$ 20.000,00, capital de giro R$ 15.000,00. Total do investimento de R$ 165.000,00. Faturamento R$ 47.000,00, com 2 a 4 funcionários e área de 9 a 12 m².


FRANQUIA GIRAFFAS: Apoio e Treinamento

Apoio
  • Apoio jurídico
  • Apoio para financiamento
  • Escolha do equipamento
  • Material promocional
  • Orientação sobre método
  • Projeto arquitetônico
  • Projeto de operação
  • Projeto financeiro
  • Projeto mercadológico
  • Projeto organizacional
  • Propaganda e publicidade
  • Seleção de ponto
  • Treinamento de pessoal

Treinamento
  • Administração /Gestão do Negócio
  • Aspectos Legais (Jurídico)
  • Assessoria de Imprensa
  • Assistência Técnica
  • Atendimento ao Cliente
  • Contabilidade e Finanças
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Estoque
  • Implantação de Loja
  • Informática/Internet/Extranet/Intranet
  • Marketing
  • Planejamento
  • Ponto Comercial
  • Produtividade
  • RH
  • Seleção / Treinamento / Motivação da Equipe de Vendas


FRANQUIA GIRAFFAS: Outras Informações

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